Remover o pelo : Vamos Falar Sobre Pelos no Peito!

Por muito que alguns de nós odiemos admitir, o fato permanece que para alguns homens, a maneira como se vestem e as suas atitudes em geral em relação ao corpo, quer seja para o trabalho, para fazer desporto ou a prepararem-se para um primeiro encontro, é ditado pelo desejo de ficarem no seu melhor... e as suas rotinas de vaidade não são exceção.

O homem moderno é confrontado diariamente com a questão "ter pelos ou não ter". Desde anúncios que mostram modelos suaves como o gelo, às mudanças constantes de tendências com a barba, os homens têm o trabalho feito por eles numa tentativa de seguirem e se adaptarem a novos estilos. Vamos focar a nossa atenção numa das características que mais distingue os homens do sexo oposto; os pelos no peito.

Porque está lá
A razão pela qual os homens, ao contrário da maioria das mulheres, têm pelo no peito, em primeiro lugar deve-se às hormonas chamadas androgénios - sendo a testosterona a primária e o exemplo mais conhecido[1]. Durante a puberdade, os homens normalmente começam a produzir uma quantidade cada vez maior de androgénios. Por sua vez, estas hormonas transformam os folículos de pelo viloso (que produzem pelos finos e sem cor) em folículos de pelos terminais (que mostram pelos mais compridos, espessos e pigmentados)[2]. A quantidade de testosterona presente no corpo de um homem, juntamente com a quantidade de folículos de pelo que possui, irá consequentemente afetar a espessura, o comprimento e vitalidade dos seus pelos.

Uma Breve História dos Pelos no Peito
Historicamente, os primatas estavam coberto de pelos corporais, da cabeça aos pés. Isto devia-se principalmente ao fato de servirem como uma barreira protetora e um regulador da temperatura corporal. Apesar de algumas vezes ainda usarmos as nossas antigas coberturas, a evolução conduziu a uma redução significativa de pelos corporais nos humanos. Assim que começámos a andar direito, a necessidade de dispersar o calor corporal tornou-se fundamental e o corpo praticamente sem pelos facilitou a transpiração[3].

Os Pelos no Peito na Sociedade
A maneira como os pelos no peito foram vistos ao longo da história tem mudado constantemente, desde serem desinteressantes em certos períodos a serem considerados como um sinal de atração, virilidade, e de dominância noutros[4]. Na Grécia Antiga, por exemplo, os homens musculosos eram considerados atraentes enquanto que os corpos peludos nem por isso.

Por outro lado, durante o século XX, os pelos faciais e corporais fizeram furor, refletindo de alguma a forma a altura; amor livre e sexualidade[5]. Em tempos mais recentes, as tendências afastaram-se novamente dos viris peitos peludos para darem lugar aos corpos depilados e bem arranjados, extremamente esculpidos como em certos atletas[6].

Depilação para homens
Não estamos a dizer que os pelos no peito perderam por completo o seu interesse, se tiveres orgulho no teu viril peito peludo, então exibe-o. Por outro lado, se fores virado para uma abordagem mais suave, existem diversas maneiras de remover os pelos em excesso que não queiras. Desde métodos de depilação permanentes a produtos de depilação rápidos e fáceis de usar, temos agora mais escolha do que nunca, para homens que se querem ver livres de pelos!

Soluções a curto prazo
Se preferes um tratamento a curto prazo e mais rápido, o creme depilatório Veet pode ser a solução. Atua entre três a seis minutos[7], em todos os tipos de pele e pode dar-te uma suavidade duradoura em comparação com a lâmina[8]. Certifica-te que segues sempre as instruções e tem cuidado para não deixares o creme a atuar durante mais tempo do que o indicado.


Esperamos que este artigo tenha quebrado algumas das barreiras mais comuns no que toca ao asseio masculino. Rapazes, se querem mostrar esses abdominais que trabalharam tanto para conseguir, então não deixem que um peito peludo se meta no vosso caminho.