Remover o pelo : Porque temos Pelos?

Para muitas mulheres, a tarefa de depilação é um esforço diário. E até um homem comum pode passar cerca de seis meses da sua vida a cortar a barba[1]! Com toda esta necessidade de asseio, podemos pôr-nos a pensar que com a evolução já deveria existir uma maneira de fazer desaparecer os pelos de vez. Contudo, da cabeça aos pés (para alguns), e em todos os recantos, existem razões antigas para termos pelos corporais, e porque estes estão determinado a crescer de novo, mesmo depois dos mais rigorosos métodos de depilação. 

Aqui mostramos algumas das razões da existência de pelos corporais, mesmo nos locais mais estranhos.

O que Está por Debaixo?
O caminho de cada pelo começa debaixo da superfície da pele. As células que estão dentro dos folículos dos nossos pelos dividem-se e multiplicam-se, empurrando as células velhas para formar a haste capilar. Estes pelos irão crescer durante um certo período conhecido como fase anagénica, antes de repousarem durante a fase telogénica e depois eventualmente caírem[2]. A fase anagénica varia quanto à sua duração, dependendo do tipo de pelo. Esta é a razão pela qual o cabelo nas nossas cabeças pode crescer durante anos em relação aos pelos das nossas pernas, por exemplo[3].

Transpirar ou não Transpirar
Apesar de nos queixarmos, os humanos até têm relativamente poucos pelos em comparação com outros mamíferos. Desde os nossos anos como primatas, perdemos a maioria dos pelos que cobriam o nosso corpo - um grande alívio para a época do bikini! Uma das principais razões para isto é para evitar que os nossos corpos sobreaqueçam. A transpiração arrefece o nosso corpo através da evaporação, e com apenas uma fina camada de pelo, os nossos corpos podem adaptar-se melhor, mesmo a temperaturas extremas[4].

Uma Camada Protetora
Os pelos que restaram também têm um objetivo importante. Uma das funções dos cabelos na nossa cabeça é proteger-nos do sol[5]. Até as nossas sobrancelhas nos protegem, ajudando a manter os nossos olhos protegidos da transpiração e da chuva[6]. Pode vê-los como sendo o chapéu que a natureza nos deu! Voltando atrás aos tempos em que os humanos tinham que caçar e proteger a família num ambiente selvagem, o pelo nas nossas pernas, braços, e costas protegiam-nos de cortes, arranhões, e irritações, assim como de insetos[7]. Agora que já não caçamos num ambiente selvagem, não admira que umas pernas suaves se tenham tornado um tendência feminina.

Uma Questão de Sensualidade?
Muitas mulheres concordam que os pelos em excesso na linha de bikini e nas axilas são mais um encargo de beleza do que um orgulho. Ironicamente, crê-se que os pelos espessos nas zonas mais íntimas tiveram origem pela sua capacidade de ajudar a emitir feromonas, o que pode despertar o desejo sexual noutras pessoas, tornando-nos desejáveis sexualmente[8].

Depilação
Com as mudanças nas tendências da moda, e como uma vasta gama de cosméticos ao nosso alcance, não admira que os humanos tenham evoluído o seu gosto em relação aos pelos corporais. A cera é uma das soluções a longo prazo mais comuns, o kit Veet Spawax permite-te obter resultados de salão de beleza no conforto da tua casa. Para uma solução a curto prazo, lâminas e cremes depilatórios podem ser uma boa opção. Até sobrancelhas rebeldes podem ser modificadas com uma simples pinça.


Existem diversas razões pela qual os nossos corpos produzem pelos, por vezes em locais estranhos. Mas apesar de ser ótimo saber que os nossos corpos trabalham para o nosso bem, com uma gama tão vasta de soluções de depilação por aí, os pelos indesejáveis já não precisam de ser um problema para as mulheres modernas.