Ah, pelos nas costas! Ao contrário de outras partes da anatomia masculina, os pelos nas costas podem por vezes serem vistos de uma forma negativa tanto por homens como por mulheres. Ao contrário dos pelos no peito que podem ser vistos como sendo sexy e másculos para alguns, por outro lado, os pelos nas costas nem sempre são vistos como sendo desejáveis.
Uma pequena história dos pelos nas costas
Os pelos nas costas, assim como os pelos noutras zonas do corpo, evoluíram muito antes de os humanos dominarem a Terra. Estudos publicados no Journal of Human Evolution mostram que uma das razões do desenvolvimento dos pelos era para proteger o corpo de temperaturas extremas. Muitos homens têm um certo número de pelos nas costas, pois é uma das zonas onde os pelos crescem durante a puberdade[1]. Em alguns homens, são muito finos e mal se veem, enquanto outros têm pelos espessos e ásperos.
O Efeito da Testosterona
Provavelmente previsível, mas a testosterona tem algo a ver com isso. A testosterona é parte de uma grupo de químicos chamados androgénicos que ocorrem naturalmente nos corpos dos homens, e que levam ao crescimento dos pelos. A maioria dos homens tem aproximadamente o mesmo nível de testosteronas, mas os corpos de alguns homens podem ser mais sensíveis à testosterona do que outros, o que nos leva à questão porque alguns homens têm mais pelos nalgumas zonas do que outros[2].
Para além disso, cada folículo de pelo individual pode variar na sua sensibilidade a androgénicos. Isto pode explicar porque, por vezes, o pelo pode crescer mais numa certa parte das costas e parecer mais espesso[3]. Pode ser algo surpreendente saber que os níveis de testosterona continuam sempre a aumentar até aos 70 anos. Esta é a razão pela qual os homens mais velhos têm pelos nas costas, mesmo que não os tivessem quando eram novos. A maioria dos pelos dos homens continuam a crescer conforme os homens envelhecem, particularmente em zonas onde dantes não existiam tantos pelos[4].
Ganhar uns, perder outros
Então porque é que os homens mais velhos ficam carecas? Isto porque no couro cabeludo existe um androgénico chamado DHT. Os folículos do cabelo no couro cabeludo são particularmente sensíveis a este androgénico e a reação faz com que os folículos dos cabelos encolham, eventualmente até ao ponto onde já nem conseguem suportar o crescimento de novos cabelos[5].
Pensar a curto prazo
Se preferires experimentar um visual suave a curto prazo, um creme depilatório pode ser uma maneira eficaz de o fazeres. Veet Creme Depilatório foi concebido para funcionar eficazmente entre três a seis minutos depois de ser aplicado na pele[6]. Para uma opção que não suja nada, o creme é também muito fácil de lavar no duche. Mais uma vez, como as costas podem ser uma zona difícil de alcançar, recomendamos que peças a ajuda do teu amigo de confiança ou da tua parceira. Se não tiveres a certeza que te queres comprometer com uma solução permanente, podes ver que esta é a melhor opção para ti!
Como as tendências mudam e o mundo dos cosméticos evolui, mais e mais homens optam por remover pelos indesejados. Se os pelos nas costas se tornaram um problema incómodo para ti, esperamos que isto te ajude a encontrar o método de depilação adequado para ti.
[1] www.ehow.com/facts_5832320_do-men-grow-hair-back_.html
[2] www.mentalfloss.com/article/54444/why-cant-some-men-grow-facial-hair
[3] [4] www.ehow.com/facts_5832320_do-men-grow-hair-back_.html
[5] www.professorshouse.com/health-beauty/personal-care/articles/why-does-hair-grow-on-my-back-as-i-age
[6] www.veet.pt/produtos/cremes