Remover o pelo : Depilar as Axilas

Falemos a verdade, quando falamos sobre pelos indesejados, as pernas são sempre uma zona que é falada livremente, mas muitas vezes pode ser visto como tabu falar sobre partes mais privadas do nosso corpo, como as axilas. Com as lutas recentes sobre a igualdade dos sexos à frente de muitas campanhas de moda e da comunicação social, não admira que movimentos como #freethenipple (liberta o mamilo) e #dyepits (pintas as axilas) tenham criado uma tendência por todo o mundo.

Contudo, os pelos das axilas são ainda uma característica que muitas mulheres preferem não adotar. Vamos dar uma olhada sobre a ciência por detrás do crescimento dos pelos das axilas, algumas atitudes de mudança em relação a eles, e algumas opções de depilação para aquelas que ainda preferem manter um visual suave.

A Ciência por Detrás
Porque temos pelos nas axilas? Se procurares por essa resposta na internet irás descobrir um número de fatores que tiveram influência ao longo do tempo. Entre outras teorias, os estudos revelam que, ao longo do tempo, os pelos nas axilas ajudaram a reduzir a fricção entre o nosso braço e o nosso corpo, e ajudavam também a regular a temperatura[1]. Contudo, com a passagem do tempo, e com o desenvolvimento das modas, exibir umas axilas suaves tornou-se uma tendência associada à feminilidade e ao atletismo.

Sensibilidade e Soluções
As axilas podem ser uma zona sensível, por isso é que devemos ter um pouco mais de cuidado na altura de escolher o método de depilação para este local. A lâmina é o método mais comum de depilação. Contudo, se pretendes ter axilas livres de pelos, todo o dia e todos os dias, então a lâmina pode não ser a melhor opção para ti. As lâminas só se limitam a cortar o pelo, dando resultados a curto prazo de apenas dois dias[2]. Infelizmente, este uso frequente das lâminas pode também causar irritação[3].

Outra solução a curto prazo que deves considerar são os cremes depilatórios. Veet Creme Depilatório é adequado para peles sensíveis, e tem um aplicador para as curvas, perfeito para as tuas axilas. Contudo, aconselhamos sempre que testes numa pequena porção de pele para veres se tens sensibilidade. Ao dissolver a proteína do pelo abaixo da superfície da pele, consegues lavar o resíduo e o pelo facilmente. Apesar de os resultados serem a curto prazo, duram mais do que com lâminas.

A cera é um método de depilação que remove o pelo pela raiz. Ao puxar o pelo na sua totalidade, significa que podes ter umas axilas suaves até quatro semanas de cada vez. Uma ótima opção para as axilas é Veet Easy Wax Roll-on Eléctrico, que tem um acessório especial concebido para chegar às partes mais difíceis das tuas axilas. Contudo, os teus pelos precisam de ter um certo comprimento para que possam agarrar-se à cera e serem arrancados devidamente, o que significa que deverás ter que os deixar crescer um pouco primeiro para conseguires os melhores resultados.

Ama as tuas axilas!
Assim como as atitudes em relação à beleza e à moda estão sempre a mudar, o mesmo acontece com a gama de produtos de depilação que podemos escolher. Quer os deixes crescer, os pintes, ou optes pelo aspeto suave e sedoso, a primeira coisa que deves fazer é amar-te a ti própria e ao teu corpo. Independentemente daquilo que faças, ama as tuas axilas...