Porque é que o cabelo é diferente em toda a gente?

Nós sabemos que o cabelo de toda a gente é diferente, é parte daquilo que nos difere! Quer seja espesso e ondulado ou fino e liso; existe uma razão para o teu cabelo ser como é e nós vamos descobrir porquê.

O que dá ao cabelo a sua cor?
A cor do cabelo está completamente dependente dos tipos de pigmentos que tens no corpo. Existem dois tipos de pigmentos: a melanina e o caroteno.

A melanina é castanha escura e o caroteno é de um amarelo avermelhado e a cor de todos os pelos é determinada pela quantidade que tens de cada um[1]. Por isso, podes agradecer aos teus pais se não gostares da tua cor natural por que está completamente dependente dos genes!

Obviamente, quanto mais melanina o teu cabelo tiver, mas escuro vai ser[2]. Podes até ter sido loira quando eras bebé mas conforme cresces, a quantidade de melanina que o teu corpo produz altera-se.

Conforme vais envelhecendo e o teu cabelo começa a ficar branco, é quando o teu corpo começa a produzir muito menos melanina e começa a perder a sua cor.

O que faz o meu cabelo ser encaracolado?
O quão encaracolado ou liso é o teu cabelo, novamente depende dos teus genes mas os investigadores ainda não têm 100% de certeza sobre o que existe no teu corpo que o faz ser assim.

Contudo, existem algumas teorias[3], por isso lê e dá a tua opinião!

- Forma do folículo do cabelo.
- Número de voltas (durante o crescimento).
- Hormonas e medicação.
- A posição do bulbo capilar no folículo.
- Humidade.

O que causa a espessura do cabelo?
A espessura do teu cabelo é completamente relevante com o tamanho dos teus folículos de cabelo. Folículos de cabelo maiores produzem fios de cabelo mais espessos e quem os tem mais pequenos tem tendência a ter o cabelo mais fino.

O cabelo pode também parecer mais espesso se tiveres mais cabelo. Se tiveres mais folículos de cabelo no teu couro cabeludo (ou noutra parte qualquer do corpo) irão crescer mais pelos[4].

A hereditariedade tem também um papel importante na forma como os teus pelos crescem e se te quiseres ver livre deles, existem diversas opções diferentes disponíveis para ti.

A lâmina é uma opção, mas se tens pelos espessos e escuros, podem voltar a crescer mais depressa e mais espessos de cada vez que os cortas. Isto não acontece tanto com pessoas com pelos mais finos e mais claros, pois a sua aparência tem sempre tendência a ser menos áspera.

O mesmo se aplica aos cremes depilatórios - a razão para isto é que a raiz do pelo não é tão afetada como quando te depilas com cera.

A forma de depilação mais eficaz e de maior duração é a cera. Remove todos os pelos pela raiz e os resultados podem durar até 28 dias[5] - dependendo do teu tipo de pelo e da zona do corpo que estás a depilar.

Veet Bandas de Cera Depilatória Suprem’Essence apresentam uma aba Easy Strip que te ajudam a desenvolver a tua própria técnica de depilação de uma só vez!