Existem coisas que se devem fazer ou evitar após uma depilação com cera?

A cera é uma das técnicas mais populares de depilação e enquanto que os resultados do tratamento normalmente nos deixam com aquilo que queremos - pele suave e sem pelos, temos que ter um cuidado constante com as zonas depiladas, para evitar um possível desconforto, manchas vermelhas ou até infeções.

Existe uma grande quantidade de coisas que deves mesmo tentar evitar depois da depilação com cera, pois a pele estará mais sensível após o tratamento.

Em primeiro lugar, certifica-te que evitas o máximo possível o calor durante as próximas 24 horas - isto significa evitar banhos quentes, saunas e jacuzzis pois podem deixar a pele irritada[1] (piscinas com cloro também podem irritar a pele) e podem levar a que os poros abertos desenvolvam uma infeção. Para ajudar a fechar os poros, podes experimentar usar regularmente um hidratante à base de árvore de chá. A árvore de chá é um antisséptico natural e irá ajudar a aliviar e a dar um antibacteriano à pele sensível[2].

Limpar a pele após uma depilação com cera é muito importante pois os folículos dos pelos irão ficar abertos, deixando-te vulnerável a possíveis infeções. Podes tomar um duche com água morna (não quente) e usar cremes antissépticos, especialmente se estiveres acostumada a ter infeções depois de depilações com cera. Usar um creme à base da árvore de chá ou de óleo de lavanda é uma boa maneira de ficares com a pele suave[3], mas certifica-te que tens as mãos completamente limpas antes de os aplicares.

Se estiveres com a pele irritada, será melhor evitares frição na área que depilaste e isto pode ser feito ao usares roupas mais largas e roupa interior de algodão, que permitirá que a zona em questão respire, especialmente se acabaste de depilar as pernas ou a linha do bikini.

Para além de permitirem que a pele respire, as roupas mais largas ajudam também a limitar a quantidade de suor que libertas depois da depilação pois isso criaria as condições ideais para o aparecimento de germes, podendo causar erupções, irritação, vermelhidão e o aparecimento de borbulhas. A transpiração deve ser evitada a todo o custo.

Outra coisa que te deves lembrar depois da depilação é evitar o uso de desodorizantes ou algo perfumado na zona depilada, durante pelo menos 24 horas, pois poderá deixar a pele dorida[4].

Uns dias após o tratamento, podes experimentar esfoliar suavemente a pele várias vezes por semana para remover pele morta, pois ajudará a prevenir pelos encravados. Certifica-te que manténs a pele hidratada e nutrida ao adicionares um hidratante à tua rotina de cuidados de pele.

O crescimento dos pelos voltará cerca de uma semana depois da sessão inicial. É bom evitar depilar com lâmina entre sessões de depilação com cera pois irá interromper o ciclo de crescimento do pelo e, para além disso, os teus pelos têm que ter um determinado comprimento antes de serem depilados com cera novamente. Certifica-te que deixas crescer os pelos um pouco para teres as pernas em perfeitas condições para próxima depilação com cera!